[Vídeo] Aprenda a medir sua circunferência abdominal

A circunferência abdominal é um biomarcador de saúde e longevidade.

Já é um consenso científico que o tamanho da barriga vai te informar se você tem um risco aumentado de ter ou desenvolver doenças metabólicas como diabetes e hipertensão arterial. Na verdade, essa simples medida pode prever um risco de morte precoce por qualquer causa.

Por isso, conhecer e monitorar sua circunferência abdominal crie autonomia e controle na manutenção da sua saúde e bem-estar.

Quer conquistar mais saúde? Inicie nossa avaliação online gratuita

Perguntas de consultório da Dra. Suellen Vieira Araújo (CRM-RJ 95182-0), disponíveis online

Está Gostando? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Como medir a Circunferência Abdominal?

Para medir sua circunferência abdominal você vai precisar de uma fita métrica e preferencialmente estar de frente ao espelho e de roupas íntimas.


Existem alguns métodos de realizar essa medida. Independente do método você vai precisar localizar duas estruturas anatômicas de referência: a crista ilíaca e suas costelas.

A Associação Brasileira de Nutrologia recomenda uma medida mais precisa: na crista ilíaca-ântero superior, que é o osso mais proeminente na sua bacia.

Assim, você encontra esse ossinho e traça uma reta até o rebordo costal, ou seja, quando acabam as suas costelas. O ponto médio entre essas duas referências, a crista ilíaca-ântero superior e o rebordo costal é o local onde você deve mensurar.

Esta não é a única forma, a Organização Mundial de Saúde, recomenda, por exemplo, que você encontre a maior circunferência entre a sua última costela e a crista ilíaca.

Já a I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica recomenda medir a circunferência abdominal no ponto médio entre o rebordo costal inferior e a crista ilíaca.

A depender do método de escolha, sua circunferência abdominal poderá variar alguns centímetros.

O importante é você sempre medir da mesma forma. Assim poderá estabelecer metas e monitorar a evolução das suas medidas.

Conhecimento para manter a saúde por mais tempo?
Inscreva-se na nossa lista VIP. 

A medida da cintura que aumenta as chances de desenvolver doenças

Para a população brasileira recomenda-se manter uma medida inferior a 80 cm nas mulheres e para os homens, uma circunferência abdominal menor que 94 cm.

Quanto maior a medida da circunferência abdominal, maior o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e mortalidade por todas as causas.

Mas note que essa referência não considera a altura das pessoas. ou seja, uma mulher de 150 cm de altura com cintura de 80 cm tem mais gordura abdominal que uma mulher de 175 cm e os mesmo 80 cm de circunferência abdominal. .


Você deve manter sua circunferência abdominal com valor referente a metade da sua altura.


ou seja, se você tem 160 cm, seu risco de doenças e mortalidade aumenta quanto maior for sua cintura. Por isso, além do ponto de corte, para homens e mulheres mais baixos, é importante que mantenham sua circunferência da cintura inferior à metade da sua altura.

Referências: 

1- Associação Brasileira de Nutrologia – Apostila do Curso Nacional de Nutrologia/ 2019  (Material Impresso)

2- Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica – Diretrizes Brasileiras de Obesidade/ 2016  Acesso pelo link no dia 01/09/2019

Inscreva-se em meu canal de conteúdos no Youtube

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Escrito pela Dra. Suellen Vieira Araújo (CRM-RJ 95182-0)

Confio na capacidade inata do corpo humano de curar-se. Este maravilhoso corpo humano, com uma mente inteligente e disciplinada, munida de conhecimento, será capaz de se manter saudável e equilibrado, sozinho, com autonomia e sustentabilidade.

Quer evoluir sua qualidade de vida? Comece pela nossa Avaliação online gratuita

Perguntas de consultório da Dra. Suellen Vieira Araújo (CRM-RJ 95182-0), disponíveis online

Conhecimento para manter a saúde por mais tempo?
Inscreva-se na nossa lista VIP. 

Consulta Online com a Dra. Suellen Vieira Araujo médica da Clínica de Longevidade