PQQ: a molécula do rejuvenescimento

A pyrroloquinoline quinona ou para os mais íntimos, PQQ, é uma molécula naturalmente encontrada nos alimentos de origem vegetal, alguns laticínios e até no leite humano!


Ela foi descoberta em 1979 e de lá para cá, principalmente nos últimos anos, ela tem se tornado ainda mais conhecida. Se você nunca ouviu falar nela ou quer saber mais, continue lendo para descobrir porque eu sou tão fã da PQQ e a razão pela qual acredito que ela seja uma molécula de rejuvenescimento e longevidade.

Está Gostando? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

a PQQ é a única molécula conhecida atualmente capaz de estimular a produção de novas mitocôndrias, mecanismo denominado biogênese mitocondrial.

E o que isso significa? As mitocôndrias são organelas presentes em quase todas as células animais! Ela é responsável pela produção de energia necessária para ativar todo o metabolismo. Durante o processo de envelhecimento, sabemos que a quantidade de mitocôndrias do corpo vai diminuindo e é por isso que algo capaz de estimular a síntese de novas mitocôndrias, como faz a PQQ, é realmente incrível!

a biogênese mitocondrial e seu poderoso efeito antioxidante é a chave para a reversão do processo de envelhecimento e todos os efeitos benéficos atribuídos à PQQ

Evidências científicas indicam que a PQQ seja capaz de melhorar funções cognitivas como atenção e memória (1), esta já é uma função que eu  chamaria de rejuvenescimento. Mas não é só isso: há rumores de que a PQQ tenha efeitos ainda mais surpreendentes no rejuvenescimento como aumentar o nível de hidratação da pele ou mesmo diminuir os cabelos brancos.

Sim!! você leu certo, se você pesquisar mais a fundo sobre a PQQ, certamente encontrará alguém dizendo que seu uso constante pode reduzir os cabelos brancos, será verdade?

Com toda sinceridade, até o momento que estou escrevendo esse artigo, eu ainda não comprovei com meus próprios olhos se a PQQ seja realmente capaz de rejuvenescer os fios, embora, sabendo que o estresse oxidativo seja um mecanismo envolvido na origem dos cabelos brancos (3) e que a PQQ é também uma poderosa biomolécula antioxidante 10 mil vezes mais potente que a vitamina C, essa teoria não me parece tão absurda assim.

Mas, falando de coisas que já vi com meus próprios olhos, já presenciei no meu consultório pacientes relatarem melhora no nível de hidratação da pele com uma única aplicação de soro com vitaminas em associação PQQ. Na verdade confesso que a primeira vez que minha paciente me relatou esse benefício, achei que não poderia ser possível, até eu ir pesquisar e encontrar descrito em literatura científica (2) algo que fale a favor da PQQ influenciar no nível de hidratação da pele.

Estrutura molecular da pyrroloquinoline quinone apresenta um anel quinolinico, assim como a hidroxicloroquina

Minha experiência com a PQQ

Desde 2018 eu tenho utilizado a PQQ com mais frequência em meu consultório. Eu prescrevo PQQ por via oral, em doses de 5 a 20mg/dia e também utilizo por dia intramuscular e endovenosa em doses de 500 mcg a 5 mg. 

O efeito do PQQ endovenoso é, sem sombra de dúvidas o mais rápido de ser percebido: quase que instantaneamente é possível observar um “calor interno” e melhora da energia.

Pela via intramuscular, algo curioso acontece: alguns pacientes relatam esse calor em minutos, outros em horas após a aplicação.  Na minha experiência, eu tenho associado, empiricamente, esse fenômeno ao metabolismo energético do paciente.  Quanto mais tempo demora para sentir o calor, mais comprometida está sua eficiência energética.

Tenha um acompanhamento médico ao usar a PQQ ou qualquer suplemento alimentar por um longo período

É claro que não se pode afirmar que a PQQ seja capaz de rejuvenescer. Eu mesma não apostaria todas as minhas fichas apenas em uma única biomolécula. Acredito que elas podem nos ajudar a melhorar nossa saúde, contudo, acredito que o verdadeiro rejuvenescimento, se ele de fato puder acontecer, virá da evolução constante do nosso estilo de vida.

A PQQ é encontrada naturalmente nos alimentos e estudos indicam segurança no uso de doses até 250 vezes maiores que as encontradas na dieta (4).

Hoje em dia, qualquer um pode comprar cápsulas de PQQ  na internet. Contudo, eu fortemente sugiro que nunca tome nada, nenhuma suplementação, como o PQQ, por meses, sem que haja um monitoramento de marcadores bioquímicos (exames de sangue).

Na verdade, eu faço sempre um exame de sangue antes de iniciar um tratamento e mantenho o monitoramento de marcadores sanguíneos durante o acompanhamento. Só assim podemos assegurar que está tudo correndo bem. Essa é a importância de um médico para auxiliar no monitoramento de saúde.

Quando o tema é longevidade e o projeto é viver com saúde e autonomia por mais de 120 anos, a verdade é que estamos no limite do conhecimento científico.  Alguns poucos serão os primeiros que, com consciência, autonomia e conhecimento, chegarão aonde ninguém mais chegou.

Artigos para aprofundar:

(1) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26782228/ Effect of the Antioxidant Supplement Pyrroloquinoline Quinone Disodium Salt (BioPQQ™) on Cognitive Functions

(2) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/26226961/ Effects of Orally Administered Pyrroloquinoline Quinone Disodium Salt on Dry Skin Conditions in Mice and Healthy Female Subjects

(3) https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6029974/ Three Streams for the Mechanism of Hair Graying

(4) https://efsa.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.2903/j.efsa.2017.5058

Continue acompanhando os posts, comente, compartilhe e evolua esse conhecimento com a gente.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Escrito pela Dra. Suellen Vieira Araujo

Confio na capacidade inata do corpo humano de curar-se. Este maravilhoso corpo humano, com uma mente inteligente e disciplinada, munida de conhecimento, será capaz de se manter saudável e equilibrado, sozinho, com autonomia e sustentabilidade.

Conhecimento para manter a saúde por mais tempo?
Inscreva-se na nossa lista VIP. 

Telemedicina da Clínica de Longevidade.
Cconhecimento libertador que te auxilia a conquistar hábitos saudáveis.