Descubra como o NADH pode transformar sua saúde, energia e longevidade de forma surpreendente!

O que é e para que serve NADH?

Você já ouviu falar em NADH (nicotinamida adenina dinucleotídeo)? Acredite ou não, essa substância pode ser essencial para a sua saúde e longevidade!

O NAD é uma molécula presente em nossas células responsável por diversas funções, incluindo a reparação do DNA e o metabolismo energético. Ao longo do tempo, os níveis de NADH podem diminuir devido a fatores, como envelhecimento, estresse, má alimentação, sedentarismo e exposição a radicais livres.

A substância atua no processo de respiração celular, que é responsável pela transformação dos nutrientes em energia que o nosso corpo utiliza para realizar as atividades diárias.

Continue a ler o artigo para conhecer mais sobre o poder do NADH para sua saúde e longevidade

Propriedades antioxidantes do NAD+
NADH

Está Gostando? Compartilhe esse conteúdo

Mas não é apenas isso! As propriedades antioxidantes do NAD+ são poderosas, sendo capazes de neutralizar radicais livres e ajudar a prevenir danos ao DNA celular.

Porém, ao longo do tempo, os níveis de NADH tendem a diminuir devido a diversos fatores, como envelhecimento, estresse, má alimentação, sedentarismo e exposição a radicais livres.

Por conta disso, o NAD tem sido utilizado em terapias injetáveis, como a soroterapia, para ajudar no combate a processos inflamatórios, doenças autoimunes, depressão e demências.

A administração de NAD+ por via intravenosa também tem sido utilizada em pessoas com deficiências vitamínicas, uma vez que a substância auxilia na absorção de nutrientes e vitaminas importantes para o nosso organismo.

Com isso, as vitaminas injetáveis podem ser potencializadas pela presença do NAD, auxiliando em tratamentos para anemia, fadiga crônica, imunodeficiências, entre outros problemas.

Porém, é importante ressaltar que a administração de NADH e outras terapias injetáveis só devem ser realizadas com acompanhamento médico, uma vez que existem possíveis efeitos colaterais e contraindicações, além do seu uso indiscriminado trazer riscos à saúde e agravar problemas já existentes.

Como médica integrativa, eu tive a oportunidade de experimentar pessoalmente o NAD+ e posso afirmar que os resultados foram incríveis! Desde então, tenho visto muitos de meus pacientes obterem resultados semelhantes.

Confira os principais benefícios que o NADH pode nos proporcionar!

Principais benefícios do NADH

  1. Envelhecimento Saudável: Um dos efeitos mais incríveis do NAD+ é retardar o processo de envelhecimento e os seus consequentes efeitos em nossa saúde e qualidade de vida. Os pesquisadores estão ainda buscando entender quais os mecanismos pelos quais o NAD consegue preservar o código de DNA, que está localizado na extremidade dos cromossomos, além de aumentar a atividade das sirtuínas, as proteínas presentes no organismo que regulam o ritmo que envelhecemos, sendo por esse motivo chamadas de “genes da longevidade”;
  2. Saúde Cerebral: À medida que envelhecemos, o cérebro perde a acuidade mental que teve durante a juventude, com prejuízos para a memória e a velocidade de raciocínio. Portanto, retardar esse processo natural ajudaria a prevenir a demência e outras doenças neurológicas, além de melhorar as nossas funções cognitivas.
    Energy Booster
    Diversos ensaios clínicos sugerem que o NAD+ pode melhorar a curva de aprendizagem e a consolidação da memória, além de reparar o DNA danificado do cérebro e outras células nervosas, ativando proteínas específicas, que protegem o cérebro ainda contra danos oxidativos;
  3. Otimização da Glicemia: A resistência à insulina e o pré-diabetes são outros sintomas comuns do envelhecimento natural do organismo, motivo pelo qual o diabetes é tão comum em idosos. A alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas desempenham um papel fundamental neste cenário.

    Contudo, algumas pesquisas reforçam os efeitos benéficos do NAD na regulação da sensibilidade à insulina. Quanto mais cedo prestarmos atenção ao nosso estilo de vida, mais cedo poderemos evitar o desenvolvimento de enfermidades, como a diabetes.

    Por exemplo, um estudo publicado em 2021, analisou os benefícios de tomar 250 mg de suplementos de NAD durante dez dias em mulheres na pós-menopausa. Todas apresentavam sobrepeso e pré-diabetes. Os resultados mostraram que as participantes que tomaram suplementos de NAD apresentaram uma melhora notável na sensibilidade à insulina. Os efeitos não foram observados no grupo de controle. Isso é potencialmente importante, uma vez que até 1 em cada 3 pessoas em todo o mundo são consideradas resistentes à insulina e/ou pré-diabéticas;

  4. Saúde Renal: Você já deve ter ouvido falar que determinados medicamentos, além do processo natural de envelhecimento, costumam afetar os rins, levando a uma má filtração e, muitas vezes, a necessidade de hemodiálise.

    Felizmente, os pesquisadores acreditam que o NAD+ protege a função renal, impedindo que os rins sofram danos oxidativos;

  5. Saúde Cardíaca: As doenças cardíacas estão entre as principais causas de morte em todo o mundo. E à medida que envelhecemos, esse risco aumenta. Sendo assim, encontrar maneiras de prevenir doenças cardíacas é fundamental para a longevidade.

    A boa notícia é que estudos apontam que a suplementação de NAD+ pode influenciar os processos celulares com efeitos potencialmente benéficos para o coração. Além disso, o NADH melhora o fluxo sanguíneo e parece desempenhar um papel no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva.

  6. Síndrome da Fadiga Crônica: Diversos estudos discutem os efeitos do NAD+ na Síndrome da Fadiga Crônica (SFC), também conhecida como encefalomielite miálgica (EM). Acredita-se que essa condição ocorra devido à produção reduzida de ATP (energia), fazendo com que as pessoas com essa condição permaneçam cronicamente exaustas, por mais que descansem.

    Em um estudo de 2015, 73 mulheres com síndrome da fadiga crônica foram recrutadas. Para investigar os efeitos do NAD, os pesquisadores combinaram esse suplemento com a coenzima Q10, que também é importante para a saúde mitocondrial.

    Algumas dessas mulheres receberam suplementação de NADH com a coenzima Q10. As demais receberam um placebo. Na análise dos resultados, foram observadas melhorias significativas nas funções física e cognitiva. A um nível molecular, a combinação de NAD+ com a coenzima Q10 aumentou os níveis de ATP (energia).

Energy Booster NADH
[elementor-template id="234431"]
[elementor-template id="234439"]

Onde podemos encontrar o NAD?

O único elemento que o corpo precisa para produzir NAD é a niacina, uma vitamina encontrada em abundância em carnes, aves, peixes oleosos, amendoim, abacate, aspargo, brócolis, batata e fígado.

No entanto, não se sabe ainda como o corpo pode acessar eficientemente o NAD dos alimentos que comemos, uma vez que ao contrário dos nutrientes essenciais encontrados em alimentos saudáveis, o NADH é produzido a partir de aminoácidos que circulam livremente no organismo.

Outro motivo é que o NAD dos alimentos também não é redistribuído igualmente pelo organismo, com a maior parte sendo decomposta em aminoácidos que o corpo usa para realizar diversas finalidades.

Sendo assim, uma maneira segura de aumentar os níveis de NAD+ nas células é seguir uma dieta rica em frutas e verduras, a prática de exercícios físicos regulares e a suplementação de precursores de NAD .

Como fazer a suplementação de NAD +?

Os resultados do exame clínico e laboratorial com a análise dos sintomas fazem parte do protocolo que vai definir se a pessoa está ou não com deficiência de NAD no organismo.

Solicitamos que o paciente faça um exame de sangue para avaliar deficiências nutricionais que também possam estar relacionadas à falta de energia, como a anemia, o hipotireoidismo ou o uso de medicamentos. Contudo, independente da causa, o tratamento com NADH poderá auxiliar na melhora da sua qualidade de vida.

Aqui, na Clínica de Longevidade, o NADH é um dos componentes do nosso Energy Boost!

Trata-se da nossa terapia personalizada de nutrientes para impulsionar as suas mitocôndrias! Lembra delas? As estruturas responsáveis pela produção de energia nas células⠀Assim, se você está frequentemente cansado ou quer melhorar o desempenho no esporte, essa terapia nutricional injetável vai te ajudar!⠀

Seguimos o protocolo de três sessões com aplicações intramusculares de NADH, uma por semana, no mínimo, para avaliar a melhora ou não dos sintomas de fadiga crônica e da falta de energia.

Efeitos colaterais do NADH são raros, especialmente em níveis baixos. Doses mais altas estão associadas a náuseas, cãibras nas pernas, aumento de hematomas e rubor, uma condição caracterizada pela sensação de calor e acompanhada por vermelhidão no rosto, pescoço e tórax, além de hiperestimulação, insônia e ansiedade.

Embora a suplementação de NAD seja segura, você pode observar os efeitos colaterais negativos. Se acha que pode se beneficiar com os suplementos de NAD+, entre em contato conosco!

Energy boost

Energy Booster NADH
Propriedades antioxidantes do NAD+ são poderosas, capazes de neutralizar radicais livres e prevenir danos ao DNA celular (Imagem: Pixabay free/ PublicDomainPictures).

O Energy boost é a terapia injetável personalizada de nutrientes que serve para impulsionar suas mitocôndrias, as estruturas responsáveis pela produção de energia nas células.

Assim, se você está frequentemente cansado ou se quer melhorar seu desempenho no esporte, essa terapia nutricional injetável vai te ajudar.

Após uma consulta médica, você saberá quais nutrientes são mais indicados para você, como PQQ, NADH, D-Ribose, L-Carnitina, ácido alfa-lipóico, etc.

Comece já seu planejamento para uma vida repleta de energia e saúde! Estamos juntos nesta jornada. Marque a sua consulta e descubra como os nutrientes podem ajudar a recuperar e manter a sua saúde e bem-estar.

Aproveite e clique aqui para realizar uma avaliação gratuita agora mesmo!

Referências bibliográficas:

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

[elementor-template id="232768"]
[elementor-template id="234439"]
[elementor-template id="233676"]
[elementor-template id="235819"]

Artigos que você vai gostar de ler