[Grão de bico] Como fazer da maneira mais fácil

Receita por Dra Suellen Vieira Araújo - Clínica de Longevidade

Eu simplesmente adoro grão-de-bico. Esse alimento perfeito deveria ser mais frequente nas nossas mesas. O que poucos sabem é que ele é tão fácil de fazer como o feijão. Se você não tem muito tempo para comidas elaboradas ou é um iniciante na cozinha, vai gostar dessa simples receita de grão-de-bico. 

Eu reluto em escrever sobre receitas… pois tem tanta gente que faz isso melhor que eu! Mas resolvi aqui não escrever sobre coisas elaboradas e sim, sobre o que eu faço no meu dia-a-dia para não ficar com fome enquanto trabalho em casa, seja com as consultas online, escrevendo ou desenvolvendo a Clínica de Longevidade.  

Mas antes da receita, antes vou falar aqui sobre minhas considerações (além do sabor) que me fazem amar o grão-de-bico.

 

Está Gostando? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Informações nutricionais do grão-de-bico (100g)

PRAL -5,7  (Alcalino)  Ref (app PRAL dos alimentos)


Protfree CarbFatFibrakCal Total% carb%prot%fat
21,245,55,412,4315,457,7026,8915,41

Olha a quantidade de proteínas! Mais de ¼ desse alimento é proteína e ainda assim é um alimento alcalino! Isso significa que o grão de bico também é rico em minerais como potássio, magnésio e cálcio.

Esse alimento é perfeito! Incrivelmente saudável pois seus nutrientes conseguem se balancear, mantendo um potencial alcalinizante necessário para a longevidade.

Esse artigo aqui é interessante para conhecer mais sobre as propriedades nutricionais do grão-de-bico e efeitos do processamento

Propriedades nutricionais do grão-de-bico (100g)

O PRAL é um índice nutricional que eu uso para escolher quais alimentos devo consumir em maior quantidade e dar preferência aos alimentos alcalinos. 

Se você ainda não sabe o que é PRAL ou não tem a mínima ideia do que eu estou falando, sugiro começar pela meu artigo “A dieta Alcalina – Ciência para a Longevidade

Até o dia que escrevi esse artigo, descobri 3 grãos com PRAL alcalino. Todos são leguminosas. As semente alcalinas são: todos os feijões (variando de -4,2 a -11,4) , o grão-de-bico (-5,7) e guandu (-12,2). Você pode fazer sua própria pesquisa no meu app, PRAL dos alimentos, disponível na apple store.  

Receita fácil para fazer grão de bico

  • 250g grão-de-bico
  • 1 cenoura cenoura picada em cubos
  • ½ cebola picada
  • 6 dentes de alho
  • 1 colher de chá rasa de pimenta do reino
  • sal marinho a gosto
  • ½ maço de tempero verde
  • 1 colher de manteiga

Hidrate o grão-de-bico: Coloque-o de molho em água por 12h, cubra com mais água pois o grão vai hidratar e aumentar de volume. No dia seguinte escorra e lave os grãos. Isso serve para qualquer outra leguminosa (como o feijão). Hidratar vai deixa-los mais macios e diminuir o tempo de cozimento ou seja, gasta menos gás e fica pronto em minutos.

Em uma panela de pressão coloque o alho para dourar na manteiga, acrescente a cebola, cenoura, o grão-de-bico, sal e pimenta do reino, aguarde dois minutos, acrescente água suficiente para quase cobrir os grãos. feche a panela. quando começar a pressão, conte 10 minutos. após, desligue o fogo, aguarde mais 10 minutos, retire a pressão e acrescente o tempero verde. Sirva com azeite.

Eu como o grão-de-bico assim, puro mesmo! Apenas isso e já estou satisfeita. mas você pode substituí-lo pelo feijão. 

Continue acompanhando os posts, comente, compartilhe e evolua esse conhecimento com a gente.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Escrito pela Dra. Suellen Vieira Araújo (CRM-RJ 95182-0 | CRM-ES 1712-3)

Confio na capacidade inata do corpo humano de curar-se. Este maravilhoso corpo humano, com uma mente inteligente e disciplinada, munida de conhecimento, será capaz de se manter saudável e equilibrado, sozinho, com autonomia e sustentabilidade.

Conhecimento para manter a saúde por mais tempo?
Inscreva-se na nossa lista VIP. 

Conheça medicina integrativa centrada no bem-estar humano