4 dicas para você se livrar da cólica menstrual e fluxo intenso

Cólica menstrual e fluxo intenso não é normal. Não acredite se já te disseram que você deve se acostumar com esses desconfortos todo mês até chegar a menopausa.  

Cólicas menstruais, fluxo intenso, TPM, mamas inchadas e dolorosas, o corpo todo inchado e com mais acnes,  dor de cabeça, vontade exagerada de comer doces. Nada disso é normal!   Assim, você pode, e deve, buscar conhecimento para conquistar um ciclo menstrual saudável!   

Caso suas dores durante menstruação comprometam as atividades diárias, caso seu fluxo seja muito intenso e você frequentemente se sinta cansada,  além de ler esse artigo até o final, é importante ir ao médico para descartar as 3 principais doenças relacionadas a cólica menstrual que detalhei em um outro post.  Para conferir quais são, clique aqui!

 

E neste artigo, você vai aprender dicas para melhorar seu ciclo menstrual. Seus desconfortos sempre podem melhorar, mesmo se for uma cólica leve ou realmente se já exista uma doença diagnosticada.

Está Gostando? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ao cuidar de uma queixa de cólica menstrual, a Medicina Integrativa buscará, é claro, entender e tratar fator causal que varia de pessoa para pessoa.  Por isso um tratamento integrativo é sempre personalizado.  

Contudo, as dicas abaixo já vai te ajudar no processo de alívio e podem até iniciar um processo de cura das suas cólicas menstruais. 

1) Monitore seu ciclo menstrual

Você sabia que seu ciclo menstrual é um termômetro importante para mês a mês, refinarmos nossa saúde física e mental?   

O primeiro passo para conquistar um ciclo menstrual saudável é o monitoramento, ou seja, você tomar consciência da saúde do seu ciclo menstrual.   Esteja atenta em como está sendo seu mês,  qual seu nível de estresse,  como está sua alimentação.  Se está tendo problemas de relacionamento no trabalho ao na família. 
Observe se os sintomas durante o período menstrual tem alguma relação com as circunstâncias da sua vida. 

Será que em um mês as cólicas foram menos intensas que o outro?  será que você precisou de menos analgésicos?

 
Monitore sua cólica menstrual e fluxo

 

Baixe um aplicativo que te ajude e se lembrar dos seus sintomas e a registrar os fatos que acontecem no seu dia a dia.  Eu utilizo o app maia.  Lembre-se de registrar os acontecimentos marcantes e a saúde do seu ciclo mês a mês. 

 

2. Evolua seu estilo de vida

Não importa se você apenas sente uma dorzinha leve ou se seu problema já é mais grave.  Para todas nós, ao evoluir seu estilo de vida, seu ciclo se torna mais saudável! SEMPRE!

O desenvolvimento de hábitos saudáveis, alimentação adequada e balanceada e um controle do estresse no dia a dia são pontos essenciais no tratamento e controle de qualquer doença ou condição, seja ela crônica ou aguda.

Não é diferente com um sintoma como a cólica menstrual ou com as doenças relacionadas a ela como a dismenorreia, o mioma uterino e endometriose.

Através de uma ingesta adequada de nutrientes e vitaminas, é possível fornecer ao corpo o substrato de que ele precisa para se fortalecer e recuperar de forma eficiente. Então, se você não tem ideia de por onde começar. é simples. Inicie pela alimentação! 

Todos nós temos uma referência do que é uma alimentação saudável (ou ao menos, o que não é saudável).   E se eu te disser que tudo aquilo que você já sabe que engorda (refrigerantes, fast foods,  biscoitos.. etc) também inflama mais seu corpo e acentuam seus sintomas,  você evitaria esses alimentos?   Esse é um bom começo. 

Agora,  se você já busca uma alimentação saudável,  te indico ler meu artigo para te dar uma referência ainda melhor:  a dieta alcalina.

 

3. Lunacepção: Aprenda a regular o ciclo menstrual pelas fases da lua

Você já ouviu falar que as fases da lua tem influência no ciclo menstrual?

As fases da lua possuem grande influência em diversos processos que ocorrem na Terra. Sabemos que as marés são controladas pela lua e que, na agricultura tradicional, os tempos de plantio e colheita ocorrem de forma sincronizada às fases da lua. Assim, não é surpresa pensar que nós, também, sofremos forte influência desse astro.

A lunacepção é uma técnica de regulação do ciclo menstrual com as fases da lua. Segundo Louise Lacey, em sua obra publicada em 1975, o ciclo menstrual e os diferentes períodos que o compõe possuem grande relação com a luz e, portanto, com as fases da lua. Tanto que antes dos processos de industrialização, era comum que as mulheres estivessem em seu período fértil durante a lua cheia e que menstruassem na lua nova. Era assim que se definia um ciclo menstrual saudável.

Mas, então, em um mundo industrializado como o de hoje, como podemos buscar essa regulação do nosso ciclo com a lua? 
 
Lunacepção: tecnica para melhorar cólica menstrual

Como fazer a regulação do seu ciclo pelas fases da Lua

  • Você deve dormir no escuro completo. Ao se deitar na cama, não pode enxergar a sua mão se colocada à sua frente.
  • Caso você precise se levantar à noite, utilize uma luz vermelha para iluminar o caminho, pois essa cor de luz não interfere na ovulação.
  • Siga os passos anteriores por 2 meses e, então, na próxima lua cheia você irá iluminar o quarto. Durante três noites da luz cheia faça a iluminação com um dos métodos a seguir:
    • Abra a janela e use a claridade vinda da própria lua;
    • Use uma lâmpada de 45 Watts em um abajur;
    • Use uma lâmpada de 75 Watts no banheiro ou corredor e deixe a porta aberta para entrar um feixe de luz no quarto.

Lembre-se de que se você toma anticoncepcional, esta regulação não será possível!

4. Chá de fibra (casca) de coco

Uma prática vinda do conhecimento popular e que pode auxiliar pessoas que tem cólica menstrual e fluxo intenso, ambos sintomas característicos de doenças como a endometriose, mioma uterino e dismenorreia é o chá de casca de coco.

Estudos científicos indicam que a fibra da casca do coco tem propriedades analgésicas e antiinflamatórias, o que pode explicar a eficácia desse tratamento popular. 
Esta receita caseira é muito simples, econômica e pode contribuir para a redução do fluxo e controle das cólicas de forma natural e sem hormônios sintéticos!

 

A receita é a seguinte:

  • Ingredientes:
    • 1 coco verde;
    • 1 litro de água.
  •  Modo de preparo:
    • Retire as fibras que compõe a casca e ficam no interior do coco verde e ferva-as na água por 20 a 30 minutos.
    • Coe o líquido e tome 200mL duas vezes ao dia, durante o período da menstruação.

Desde 2014, quando eu publiquei no meu blog pela primeira vez sobre esse chá, eu recebo comentário de pessoas mais pessoas que tiveram alivio dos sintomas.  Mas ainda não encontrei estudos do porte que a medicina baseada em evidências sugere. 

É um conhecimento de sabedoria popular, uma forma natural e muito simples de lidar com o fluxo intenso e com as cólica menstrual, e caso você queira utilizar, é importante que informe ao seu médico.  

Tratamento médico integrativo da Clínica da Longevidade

A Clínica da Longevidade é um espaço especializado em Medicina Integrativa e Funcional e oferece um modelo de cuidado integral e práticas integrativas de maneira complementar (em associação ao tratamento convencional) ou alternativa aos medicamentos. 

Essa abordagem mais integral da saúde buscará implementar mudanças de estilo de vida, reeducação alimentar, autoconhecimento e terapias menos invasivas para promover um cuidado mais completo, equilibrado e eficiente de qualquer condição, inclusive da cólica menstrual.

Após uma avaliação médica que pode ser via telemedicina ou presencial, será definido seu plano de tratamento, que envolve, além da priorização dos hábitos a evoluir, terapias para ajudar na regulação do ciclo menstrual.

  • Medicina ortomolecular e terapias injetáveis
  • Terapia neural
  • Modulação hormonal bioindêntica.
Saiba mais pelo tel:  21 9906500291 
ou inicie sua avaliação online gratuita

Faça a sua avaliação online e gratuita

[Depoimento da médica Amanda] Sobre Terapia Neural no tratamento de cólicas menstruais

Gostou? Compartilhe esse conteúdo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Escrito pela Dra. Suellen Vieira Araújo (CRM-RJ 95182-0)

Confio na capacidade inata do corpo humano de curar-se. Este maravilhoso corpo humano, com uma mente inteligente e disciplinada, munida de conhecimento, será capaz de se manter saudável e equilibrado, sozinho, com autonomia e sustentabilidade.

Lista Vip da Dra Suellen Vieira Araujo. Aqui você vai entender mais sobre como viver mais e melhor!