Quizz: Ortorexia. Você se estressa para comer com saúde?

O que é ortorexia nervosa?

A ortorexia é um transtorno alimentar caracterizado por uma obsessão compulsiva por alimentos considerados
saudáveis. 

Ela acontece quando o estresse e ansiedade em busca da alimentação saudável vira um problema, pois o tempo e esforço na busca desta alimentação saudável incompatibiliza a vida cotidiana e afasta das relações sociais.

Será que sua opção por comida saudável está virando uma obsessão?

Ao lado você pode começar o Questionário ORTO-15 | Demetra; 2014; 9(2); 533-548


Alimentar-se a partir de referências saudáveis é um dos princípios da Clínica de Longevidade, afinal, a alimentação é uma das principais causas de doenças.

Contudo, existe uma linha tênue entre aquilo que é evolutivo para a gente e quando fica algo obsessivo. 
 
Nós sabemos que é importante evitar alimentos  industrializados, com corantes, conservantes, agrotóxicos, alto teor de açúcar e sal. Mas essa transição alimentar deve ser feita com tranquilidade. Sem PREOCUPAÇÃO e ESTRESSE!

A única forma de saber se sua evolução alimentar é saudável ou não é através da auto observação. 

Sem preocupações excessivas  sobre o que você vai comer no dia seguinte.
Uma planejamento da sua refeição, sim é saudável. 

A ortorexia além de estresse, ansiedade e comprometimento das relações, caso a alimentação não seja balanceada, vai causar, a longo prazo, desnutrição, anemias, carência de nutrientes essenciais, hipotensão, entre outras doenças.

Quem tem mais chance de ter ortorexia nervosa?

Há diversos fatores de risco para o desenvolvimento deste comportamento como conhecimento sobre nutrição, pessoas restritivas e exigentes, indivíduos que a partir de uma doença relacionada à má alimentação começam a buscar alimentos saudáveis e atletas com preocupação relacionada à sua composição corporal.


Assim, se você está entre os fatores de risco para ortorexia, ou começou recentemente sua jornada na alimentação saudável, é interessante que de tempos em tempos refaça esse teste com bastante atenção nas suas respostas. 

Caso sua pontuação esteja alta, isso não significa que tenha um diagnóstico de ortorexia, mas recomendo que faça uma avaliação com um profissional de saúde habilitado e acostumado a lidar com esse tipo de transtorno para te ajudar. 


 

Compartilhe esse Quizz